A Câmara de Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (CIC) de Vacaria realizou um encontro com empresários locais e o comandante do 10º BPM, tenente-coronel Laudemir da Rosa Gomes, para apresentar o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (PISEG). A reunião teve como objetivo incentivar a participação do setor produtivo na destinação de recursos, via ICMS, para o fortalecimento das forças de segurança no município.O presidente da CIC, Rubem Antônio dos Santos Filho, destacou a importância da iniciativa. “Foi um encontro muito produtivo. O tenente-coronel apresentou o programa, que permite às empresas contribuintes de ICMS destinarem até 5% do imposto devido para a Brigada Militar. É uma forma de colaborar diretamente com a segurança da nossa cidade”, afirmou.
Durante a apresentação, o comandante da BM explicou que os recursos arrecadados por meio do PISEG podem ser utilizados na aquisição de equipamentos, armamentos, coletes e viaturas. Uma das principais demandas da corporação atualmente é a compra de uma viatura SW4, veículo mais adequado para operações no interior do município, especialmente em áreas rurais de difícil acesso.Rubem também destacou a receptividade dos empresários presentes. “Fiquei muito feliz com a aceitação da proposta. Agora, é um movimento que depende da boa vontade do empresariado. A Brigada explicou os procedimentos técnicos e esperamos que as empresas façam essa destinação, que certamente retornará em mais segurança para todos.”
O PISEG é uma política pública do Governo do Estado que estimula a participação da iniciativa privada no reforço das estruturas das instituições de segurança. A adesão ao programa é voluntária e regulamentada por critérios técnicos, com contrapartidas diretas para os municípios beneficiados.
Participaram do encontro os representantes das empresas Concrelux, Resfriar, Frutini, Rodaros, RAR, Chapada Grãos, Rodoplast e Boff Indústria.
Assessoria de Comunicação