O presidente da Câmara da Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (CIC) de Vacaria, Rubem Antônio dos Santos Filho, entregou à deputada estadual Delegada Nadine Farias Anflor (PSDB) um documento dirigido ao governador do Estado, Eduardo Leite. A carta solicita providências urgentes quanto ao efetivo do Corpo de Bombeiros que atende Vacaria e outros oito municípios da região dos Campos de Cima da Serra.
No texto, a CIC alerta para as dificuldades enfrentadas pela corporação local, que conta atualmente com cerca de 20 militares, sendo 15 soldados e 5 sargentos, responsáveis pelo atendimento de nove municípios: Vacaria, Monte Alegre dos Campos, Bom Jesus, Jaquirana, São José dos Ausentes, Campestre da Serra, Muitos Capões, Esmeralda e Pinhal da Serra.
Segundo o documento, situações de férias, licenças e afastamentos reduzem ainda mais o número de bombeiros em atividade, resultando em apenas quatro militares por dia no serviço operacional, responsáveis tanto pelo caminhão quanto pela ambulância de resgate. O ideal, conforme o pedido, seria um efetivo mínimo de 25 militares, garantindo cinco bombeiros por dia de plantão.
A carta ressalta que, diante de ocorrências simultâneas, há inviabilidade de atendimento, agravando o risco à população. Além de incêndios, salvamentos e ações de defesa civil, a unidade também cobre acidentes nas rodovias BR-116 e BR-285, ERS-110, RS-456 e ERS-122.
“Diante desse cenário, solicitamos providências urgentes no sentido de sanar tais deficiências e devolver o sentimento de segurança e tranquilidade à comunidade atendida”, registra a CIC no documento encaminhado ao governador.