A presidente do Conselho Deliberativo da CIC Vacaria, Luciana Vieira de Brito, foi uma das palestrantes no Congresso da Federasul, realizado em Gramado, onde participou do painel “Empreendedoras – Negócios que Inspiram: Liderança com Alma e Resultado”. Sua apresentação chamou a atenção ao unir elementos de sua vivência pessoal, liderança institucional e compromisso com a educação. Além de sua atuação na esfera empresarial e institucional, Luciana é gestora das escolas Pedacinho do Céu e Colégio Gustavo Vieira de Brito.
Instituições que fazem parte de sua trajetória
A Escola de Educação Infantil Pedacinho do Céu funciona como instituição de primeira infância e oferece atendimento para crianças de 0 a seis anos. A escola há 36 anos atua na comunidade de Vacaria, educando com amor e destaca diferenciais como um ambiente seguro, estrutura adequada e profissionais qualificados.
O Colégio Gustavo Vieira de Brito iniciou suas atividades em 1999, com a oferta da 1ª série do Ensino Fundamental, como resposta à demanda dos pais da comunidade da Pedacinho do Céu por continuidade educacional para seus filhos. Desde então, expandiu-se: em 2003, foi implantada a etapa dos anos finais do Fundamental (5º a 8º anos) e, em 2005, o Ensino Médio, com proposta pedagógica ampliada. Atualmente, a instituição oferece desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, adotando metodologias integradas, projetos pedagógicos, formação continuada de professores e integração entre escola e família como eixo educativo. Em 2025, ambas as instituições — Pedacinho do Céu e Colégio Gustavo — comemoraram 36 e 26 anos de atividade, respectivamente.
Participação no Congresso da Federasul e a voz de inspiração
No Congresso da Federasul, Luciana mergulhou em sua própria jornada para evidenciar temas de empoderamento feminino, resiliência e liderança.
“Foi um momento especial, em que pude compartilhar minha trajetória, marcada por desafios difíceis, mas também pela superação. Contar minha história já foi, para mim, uma vitória, e ainda maior foi perceber que ela pode inspirar outras mulheres. Acredito que quando temos força, garra, determinação e, acima de tudo, coragem, tudo é possível. Que minha história seja um incentivo para que outras mulheres nunca deixem de acreditar em si mesmas,” declarou Luciana.
A referência às escolas que dirige (Pedacinho do Céu e Gustavo Vieira de Brito) fortalece a narrativa de que sua trajetória não está dissociada de um propósito social: transformar vidas por meio da educação, mantendo vivas suas convicções sobre pertencimento, empoderamento e transformação comunitária.
Assessoria de Comunicação
Fotos: divulgação
